Alopecia por Estresse

problemas capilares

A alopecia por estresse é uma condição caracterizada pela perda total ou parcial dos cabelos ou pelos do corpo em pouquíssimo tempo. Ocorre após situações traumáticas ou desequilíbrios emocionais e vai muito além de um problema simplesmente estético. A perda do cabelo pode afetar todo o couro cabeludo (alopecia difusa) ou somente uma área específica (alopecia localizada).

Para conhecer mais sobre o assunto, continue a leitura. A seguir, você irá conferir por que o estresse faz os cabelos caírem, como diagnosticar e quais as possibilidades de tratamentos!

Causas

Por que o estresse faz os cabelos caírem?
Em momentos de estresse, o organismo aumenta a síntese do hormônio estriol, bloqueando a entrada de nutrientes nos bulbos capilares e causando um término prematuro da fase de crescimento. Além disso, o estresse reduz a circulação do sangue na fibra capilar e aumenta a oleosidade, favorecendo o surgimento de caspas e queda de cabelo.

Como diagnosticar alopecia por estresse?
A queda de até 100 fios diariamente é considerada normal. Porém, quando se percebe um aumento excessivo, principalmente após um período de maior estresse, é importante estar atento(a), pois pode ser sinal de alerta.

O primeiro passo para diagnosticar a alopecia por estresse é buscar orientação de um dermatologista ou clínica especializada em medicina capilar para a realização de exames clínicos e de sangue que descartem a presença de outras doenças e iniciem o tratamento mais adequado.

Tratamento para alopecia por estresse

Atualmente, há inúmeros tratamentos que podem ser adotados para estimular o crescimento dos fios e evitar quedas. A escolha da melhor alternativa vai variar de acordo com o diagnóstico e intensidade do problema.

Dentre as possibilidades estão os shampoos, complexos vitamínicos, massoterapia capilar, produtos tópicos e terapia a laser.

Entretanto, lembre-se que o cabelo é apenas um indicador de que algo não está bem em seu corpo. Por isso, identifique a causa, mantenha uma alimentação saudável e faça atividades físicas.

Leia também: Alopecia feminina: o que é e como tratar a calvície feminina? 

E então, alguma dúvida sobre alopecia por estresse?
O diagnóstico precoce é muito importante para uma boa recuperação e sucesso do tratamento. Entre em contato com a Clínica Leone em Curitiba para agendar uma avaliação com os especialistas e realize o tratamento adequado para a sua queda de cabelo.

A ALOPECIA PODE SER TRATADA!

Agende sua consulta e deixe nossos especialistas lhe ajudar.